Contos de terror do Homem-Peixe

Uma nova apresentação da antologia Contos de Terror do Homem-Peixe, editada pela Chimpanzé Intelectual, irá ter lugar no Fórum Fantástico, com a presença de vários dos seus autores.

Para além da participação de vários autores portugueses conhecidos, como João Barreiros, David Soares, Possidónio Cachapa, Baptista Bastos, Fernando Ribeiro e António de Macedo, a antologia, ilustrada por João Maio Pinto, contém dois contos premiados pelo concurso promovido no âmbito de uma parceria com a Associação CTLX (Cineclube de Terror de Lisboa) , por ocasião do festival MotelX, festival Internacional de Cinema de Terror em Lisboa.

af-capa_contosterror2.jpg

Terror, esse género maldito, tão parcamente explorado entre nós, tem, indiscutivelmente, ao longo dos tempos e um pouco por todo o mundo, dado azo a criações de reconhecida qualidade e originalidade. Drácula, de Bram Stoker, Frankenstein, de Mary Shelley, os variadíssimos contos de Edgar Allen Poe e Lovecraft, ou alguns dos incríveis romances de Stephen King, são apenas exemplos dos grandes clássicos literários que marcaram de forma indelével o imagínário da Humanidade, gerando as mais variadas adaptações artísticas.

Revestido de nuances e estilos vários, consuante as épocas, culturas e visões dos autores, e assumindo reconhecido pendor escatológico, no que toca à exploração dos mais essenciais medos, anseios e possibilidades da existência humana, o Terror permite-nos um exercício de purga exorcismante, mas também de imaginação sem limites. O Terror assusta-nos, mete-nos medo, mas faz-nos reflectir, empolar e extrapolar as barreiras do real. Impressiona-nos, mas também nos entretém, e raramente nos deixa indiferentes.

Com esta antologia, composta de onze contos em Língua Portuguesa, o CTLX (Cineclube de Terror de Lisboa) e as Edições Chimpanzé Intelectual pretendem não só homenagear o género, mas também procurar contribuir para impulsioná-lo no panorama literário português, que, até aqui, claramente, não lhe tem dispensado a atenção devida.

Deixe um comentário