Fórum Fantástico


Vá para fora, cá dentro… by Rogério Ribeiro
Novembro 11, 2013, 10:12 pm
Filed under: Convidados, Fórum Fantástico 2013

Fala-se muito da pequenez do nosso mercado literário. Fala-se muito da dificuldade de conquistar as vicissitudes linguísticas da restante lusofonia, principalmente as do Brasil, ou da indiferença anglo-saxónica perante narrativas (ou mesmo traduções) que lhe são estranhas. Queixamo-nos das generalidades, mas raramente apontamos os exemplos de quem, paulatinamente, vai atingindo o que os restantes parecem achar uma miragem.

Ines Montenegro

Joao Rogaciano

Neste FF trazemos à mesa de debate quatro exemplos (porque poderiam ser mais) de quem tem visto contos seus  de ficção especulativa publicados além-Portugal. Entre os mais prolíficos dos jovens escritores nacionais, convidámos Inês Montenegro e João Rogaciano, que se têm tornado presença habitual nas consecutivas antologias brasileiras de literatura fantástica.

Joao Ventura

Mestre de contos curtos e mordazes, João Ventura tem créditos estabelecidos em Portugal. Por outro lado, já viu as suas palavras serem traduzidas em vários continentes, do inglês ao espanhol, passando pelo grego.

joão_ramalho_santos

Autor não de um, nem de dois, mas de três contos de ficção especulativa publicados em inglês na secção Futures da prestigiada revista científica Nature, João Ramalho-Santos mostra que a Ciência teima em não abdicar da Ficção Científica.

Venha conhecer estes quatro escritores, e ouvir um pouco mais da sua odisseia além-Portugal, no dia 17, domingo, pelas 14:15.


1 Comentário so far
Deixe um comentário

[…] Fala-se muito da pequenez do nosso mercado literário. Fala-se muito da dificuldade de conquistar as vicissitudes linguísticas da restante lusofonia, principalmente as do Brasil, ou da indiferença anglo-saxónica perante narrativas (ou mesmo traduções) que lhe são estranhas. Queixamo-nos das generalidades, mas raramente apontamos os exemplos de quem, paulatinamente, vai atingindo o que os restantes parecem achar uma miragem.  […]

Pingback por Vá para fora, cá dentro... | Fic&...




Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s



%d bloggers like this: