Fórum Fantástico


Steampunk Lusófono no FF2010 by Rogério Ribeiro
Novembro 11, 2010, 12:36 pm
Filed under: Notícias

Sub-género da literatura fantástica que ultimamemente tem surgido em plena expansão no mundo inteiro, o Steampunk já estava representado no FF2010 pelo lançamento da obra de Stephen Hunt. No entanto, tivemos conhecimento de que andariam por aí “à solta” alguns exemplares da edição brasileira da colectânea luso-brasileira Vaporpunk – Relatos Steampunk publicados sob as ordens de Suas Majestades.

Esta obra, recentemente publicada no Brasil pela Editora Draco, tem, para além de um notável elenco de autores brasileiros, a participação dos autores portugueses Luís Filipe Silva, João Ventura, Yves Robert e Jorge Candeias. Aliás, Luís Filipe Silva dividiu as honras de coordenador da antologia com o autor brasileiro Gerson Lodi-Ribeiro (para os de melhor memória, um dos convidados especiais no Fórum Fantástico 2006).

Assim, apesar de termos descoberto isto em cima da hora, não quisemos deixar de dar ao facto (alguma d)a merecida relevância. Estabelecendo o contacto com o coordenador português, assegurámos a venda dos exemplares disponíveis na Feira do Livro existente no FF, nomeadamente na banca da livraria Dr. Kartoon, assim como a seguinte breve introdução, da autoria do mesmo:

Com força mundial, a estética steampunk tem vindo a conquistar cada vez mais fãs brasileiros e portugueses. O apelo visual e o rico conteúdo inspirados no século XIX são o combustível certo para a produção de uma literatura que pode ser intensa, mas também descontraída. Venha descobrir as maquinações de oito autores luso-brasileiros neste intricando conjunto de engrenagens que é a imaginação.

O steampunk nasceu como um género literário, mas ganhou vida própria e dominou a moda e as artes plásticas, tornando-se cada vez mais conhecido. Se a cultura da era vitoriana foi a inspiração dessa estética, em Vaporpunk – Relatos steampunk publicados sob as ordens de Suas Majestades, os organizadores Gerson Lodi-Ribeiro e Luis Filipe Silva imaginaram essa época tão distinta sob a óptica brasileira e portuguesa, repleta de inovações tecnológicas e acontecimentos inusitados.

Combinando a presença de distintos autores da ficção especulativa dos dois países, Octavio Aragão, Flávio Medeiros, Eric Novello, Carlos Orsi e o próprio Gerson pelo Brasil; Jorge Candeias, Yves Robert e João Ventura por Portugal; a antologia apresenta oito noveletas inéditas movidas a vapor, disputas políticas, personagens famosos e armas engenhosas. Tudo isso misturado com muitas aventuras e surpresas, porque mais do que repensar o género, Vaporpunk é um convite para conhecer um mundo alternativo, e em particular, o que poderia ter acontecido no Brasil e em Portugal perante o advento de tais novidades.

Vaporpunk vai estar à venda na Feira do Livro do Fórum Fantástico 2010.


Deixe um Comentário so far
Deixe um comentário



Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s



%d bloggers like this: