Fórum Fantástico


Cancelamento de Fórum Fantástico 2009 by Safaa Dib
Julho 26, 2009, 9:36 pm
Filed under: Fórum Fantástico 2010

Como alguns já saberão, embora ainda não tenha sido feito nenhum anúncio oficial, a organização do Fórum Fantástico anunciou que em 2009 não haverá nenhuma edição do Fórum. As razões são várias mas prendem-se principalmente com dois motivos: a actividade profissional exigente e que se tornou prioritária dos organizadores, já seriamente desgastados depois de cinco anos a organizarem consecutivamente um evento com o peso e a responsabilidade do Fórum.

Outro motivo prende-se com as frustrações e obstáculos crescentes resultantes da falta de apoios e subsídios para o evento. O nosso público sabe como sempre foi complicado arranjar um local estável para o evento, forçados a mudar constantemente desde 2005. Não era problemático enquanto fosse possível contar com os subsídios de instituições. Infelizmente, devido ao agravamento da crise económica, as instituições foram forçadas a fazer cortes orçamentais drásticos. Desta forma, perdemos TODOS os apoios financeiros públicos que permitiam a realização do evento e a presença de autores estrangeiros, sendo que os apoios privados em si não são suficientes para manter o evento.

Embora a hipótese de um evento exclusivamente nacional não tivesse sido colocada fora de questão, optou-se antes por uma pausa de organização de modo a repensar o evento e a sua sustentabilidade, bem como tentar adquirir mais meios e colaborações que permitam um Fórum estável e em crescimento. Mas nem tudo são más notícias.

A Biblioteca Municipal Orlando Ribeiro, em Telheiras, prontificou-se a a abrir generosamente de novo as suas portas em 2010, pelo que vai haver um Fórum Fantástico 2010, marcado para o mês de Novembro.

Até lá, serão feitos os possíveis para organizar um evento que nos deixe a todos orgulhosos e com imensas expectativas para o futuro. Todos são livres de contribuir com ideias e o vosso apoio é essencial para a próxima edição. Ajudem-nos a crescer e a fazer algo que só o Fórum conseguiu fazer nos últimos anos: chamar a atenção para a vitalidade, diversidade e potencial da literatura fantástica que merece toda a dignidade possível.


Deixe um Comentário so far
Deixe um comentário



Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s



%d bloggers like this: