Fórum Fantástico


Daniel Maia seleccionado pelo Chesterquest by Safaa Dib
Maio 28, 2008, 12:26 pm
Filed under: Fórum Fantástico 2007

Na edição de 2007, o Fórum convidou o editor e argumentista norte-americano C. B. Cebulski a Lisboa. Para além de partilhar com o público português o seu contributo e experiência no mundo dos comics, a sua passagem serviu para promover o Chesterquest, com o apoio da Marvel Comics, um concurso internacional destinado à descoberta de novos talentos artísticos.

O concurso acabou por seleccionar mais de vinte ilustradores, grande parte deles sediados na Europa. É com muito prazer que anunciamos que foi seleccionado o português Daniel Maia. A notícia já tinha sido noticiada no Público, e transcrevemos aqui alguns excertos:

Daniel Maia é o terceiro artista português escolhido no último ano pela editora norte-americana de comics Marvel para desenhar um dos seus livros. O ilustrador e desenhador está já a trabalhar no Ms. Marvel Special, o livro que lhe coube em sorte na sequência da caça de talentos internacional da editora e que passou por Lisboa em Novembro do ano passado. “One-shot”, número 2 da série dedicada à super-heroína, escrito por Brian Reed e ilustrado por Daniel Maia, deve sair até ao final deste ano.

“Foi surpreendente, não estava à espera”, diz o ilustrador de 30 anos, que foi ao Fórum Fantástico de Lisboa, onde esteve presente o editor e caça-talentos da Marvel C.B. Cebulski, sem a intenção de concorrer à busca de novos talentos ChesterQuest. Mas levou um port-folio com trabalhos de banda-desenhada e de ilustração publicitária e acabou por mostrá-lo ao argumentista da Marvel.

“Estava hesitante, já tinha tido “raspões” com a Marvel, não era novo” no meio e até tinha agente em contactos com a editora, explicou ao PÚBLICO. Daniel Maia parecia fadado a ser, com Miguel Montenegro, um dos pioneiros portugueses nas grandes editoras de comics dos EUA. Mas questões circunstanciais – outros trabalhos ou escolhas das editoras – foram sempre “sabotando” as suas tentativas.

Em 2004, Maia teve um primeiro contacto com uma subsidiária da DC Comics, “concorrente” da Marvel, que não se concretizou, e no ano seguinte chegou a esboçar trabalhos sobre a personagem Justiceiro para a Marvel, que também não foram adiante. Noutro processo de selecção, em 2006, foi-lhe pedido que trabalhasse Miss Marvel, associada aos Vingadores e aos X-Men, para o “estudarem para essa personagem”, mas só depois do encontro com Cebulski e de ter sido contactado pela Marvel no início do ano é que finalmente começou um projecto garantido com a editora.

A história que está a desenhar apanha Miss Marvel “a lidar com um jovem como o Anakin Skywalker, com muitos poderes e muito confuso. Uma puberdade ao quadrado”, ri-se o desenhador. “O mais interessante é que a série quase funciona como um tributo aos comics da silver age (anos 1960 e 70)”, cheios de piratas, metrópoles, ilhas secretas, laboratórios, espaço e sábios do mal. “É um trabalho de fôlego”.

Daniel Maia segue assim os passos de Ricardo Tércio e João Lemos, que em 2007 publicaram pela Marvel no âmbito da série especial Avengers Fairy Tales. Miguel Montenegro foi o primeiro, em 2003, a trabalhar com a editora, tornando-se o primeiro português a desenhar uma capa (o nº 51 dos Espantosos X-Men), em 2004.

Nos últimos anos, a editora tem expandido ainda mais as suas já multinacionais listas de autores. A ChesterQuest tinha como objectivo identificar 12 novos talentos, mas acabou por resultar em mais de 20 contratações. “Estamos a ganhar uma nova voz e uma nova imagem nos nossos comics”, comentou Cebulski ao PÚBLICO em Novembro, “e notámos nos últimos anos, sobretudo com a projecção global dos filmes baseados nas personagens da Marvel, que estas novas demografias pedem novos estilos”.

A Marvel Comics considera a possibilidade de organizar um Chesterquest II e um outro Chesterquest dedicado a argumentistas.


Deixe um Comentário so far
Deixe um comentário



Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s



%d bloggers like this: