Fórum Fantástico


O Pássaro Pintado de Jerzy Kosinski by Safaa Dib
Outubro 12, 2006, 10:42 pm
Filed under: Fórum Fantástico 2006

passaropintado_capa2.jpg

No Fórum Fantástico, a Livros de Areia irá apresentar O Pássaro Pintado de Jerzy Kosinski, com ilustrações de João Maio Pinto. A apresentação será realizada pelo escritor e argumentista de BD David Soares.

Sobre o livro podem ler-se as seguintes palavras:

Setembro de 1939. A Polónia é invadida pelas tropas de Hitler. Uma criança sem nome é enviada pelos pais para uma aldeia incógnita, algures numa floresta junto à fronteira com a Rússia. Mas a porta para a fuga transforma-se na entrada num mundo de sonho. E de pesadelo. Um “conto de fadas” negro e um dos grandes romances sobre o abismo do Homem Contemporâneo.

Jerzy Kosinski (1933-1991), escritor de origem polaca, sobreviveu durante a II Guerra Mundial, ocultando a sua identidade judaica no seio de uma família católica polaca. Terminada a guerra, é reunido com os pais e, mais tarde, conclui os estudos superiores em Sociologia e Ciência Política. Em 1957, imigra para os Estados Unidos, país que acabaria por adoptar como seu.

O Pássaro Pintado, publicado em 1965, granjeou-lhe imensa notoriedade no meio literário, e nos anos seguintes tornar-se-ia uma das figuras de vanguarda pelo seu trabalho no mundo das artes e letras como professor, ensaísta, fotógrafo, argumentista de cinema e romancista.

Em 1991, o autor comete suicídio na cidade de Nova Iorque. Para a posteridade, ficaram outros romances seus como Steps, Being There, Cockpit, Blind Date e The Hermit of 69th Street.

Excerto do livro no blogue Livros de Areia

Jerzy Kosinski


2 comentários so far
Deixe um comentário

Sobre a polémica acerca do suposto valor “autobiográfico” deste romance, e dessa obsessão americana em procurar comprovações factuais para tudo o que se lê num romance que tem uma base histórica ou biográfica (e lembramos que, de facto, Kosinski era uma criança judia que vivia na Polónia aquando da invasão Nazi: fim de base biográfica), remetemos para as excelentes anotações de Vasco Barreto, no extinto “A memória inventada”. Estão no nosso blogue, aqui: http://livrosdeareia.blogspot.com/2006/11/memria-lembrada-ii-kosinski.html. Às vezes, é mesmo necessária a mente lúcida e fria de um cientista para dissipar as patetices que se acumulam à volta da literatura e do romance.
E já agora leiam este post, onde se justifica a nossa escolha deste livro: http://livrosdeareia.blogspot.com/2006/11/memria-lembrada-i-kosinski.html.
Obrigado.

Comentar por Pedro Marques

Gostaria de saber como posso adquirir este livro ” O Pássaro pintado”.

Comentar por João lima




Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s



%d bloggers like this: