Fórum Fantástico


Espanha no Fórum Fantástico 2006 by Rogério Ribeiro
Outubro 11, 2006, 11:18 pm
Filed under: Fórum Fantástico 2006

Desde a sua criação que o Fórum Fantástico tenta olhar para fora. Porque consideramos que a promoção do Fantástico em Portugal passa também pela troca de experiências com quem, noutros países, tem os mesmos interesses que nós.

Para isso, pensamos que não bastará apenas trazermos a Portugal autores e académicos estrangeiros, apesar de considerarmos isso uma componente essencial do evento. Será também interessante a colaboração com quem divulga e organiza o género noutros países.

Assim, e seguindo o impulso natural de começarmos essa aproximação pelo país com quem partilhamos a Península Ibérica, onde a produção e comercialização do género Fantástico está bem mais desenvolvida que em Portugal (tanto em termos de editoras como de eventos e público), a Épica – Associação Portuguesa do Fantástico nas Artes, e a organização do Fórum Fantástico 2006, têm o prazer de reconhecer publicamente a colaboração prestada pela sua congénere espanhola, a AEFCFT – Asociación Española de Fantasía, Ciencia-Ficción y Terror, à edição deste ano do Fórum Fantástico.

logo_aefcft.gif

A AEFCFT, (re)fundada em 2004, é uma organização sem fins lucrativos cujo objectivo é a promoção da Fantasia e da Ficção Científica em Espanha. Entre as suas actividades encontram-se a publicação de duas compilações de contos com periodicidade anual, a edição de um boletim informativo, a convocação de uma convenção anual de aficionados (denominada genericamente Hispacon), o patrocínio dos Prémios Ignotus para as melhores produções de Fantasia e Ficção Científica em diversos campos das Artes e das Letras, a edição de uma biblioteca electrónica que recupera velhas jóias da narrativa fantástica espanhola, e outras actividades de informação, divulgação e contacto entre os aficionados e profissionais do género.

E para comprovar esse nosso empenhamento no intercâmbio entre os dois países, em breve serão anunciados os autores espanhóis convidados, assim como os livros que os mesmos irão lançar no FF2006 e as instituições culturais que nos apoiam nesta iniciativa.

Hasta luego.

Rogério Ribeiro


1 Comentário so far
Deixe um comentário

Bom-dia

Coincidência: A Maratona de Leitura da Culturgest, este ano dedicada ao Fantástico, realiza-se no dia 18 de Novembro, durante toda a tarde.

Por aquilo que conheço da equipa da Culturgest, coordenada pelo Miguel Lobo Antunes, é bem possível que se encontre alguma forma de colaboração entyre os dois eventos.

Por mim, enquanto participante, sugiro uma visita à Culturgest.

Continuo a procurar textos fantásticos de autores lusófonos que não se importem que eles sejam divulgados.

Podem contactar-me para reisborges@zmail.pt ou pelos 919 085 508 / 968 578 299.

Zé Pedro

Comentar por José Pedro Borges




Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s



%d bloggers like this: